
O mangá Ikoku Nikki (Journal with Witch), criado por Tomoko Yamashita, ganhará uma versão animada com lançamento programado para 2026.
Ikoku Nikki narra a coabitação de Makio Kōdai, uma romancista de 35 anos, e sua sobrinha Asa, de 15. Após a trágica perda dos pais de Asa, incluindo a irmã de Makio, Makio impulsivamente acolheu a jovem sob seu teto. Essa decisão inesperada marca o início de uma nova fase para ambas, unindo-as sob o mesmo teto.
No dia seguinte, Makio percebe que lida mal com a presença alheia. Essa epifania revela um desafio imprevisto em sua rotina recém-estabelecida. A escritora se vê então na difícil tarefa de adaptar seu estilo de vida solitário à companhia constante de Asa, questionando a impulsividade de sua ação inicial.
Assim, o cotidiano das duas se inicia, repleto de ajustes mútuos. Makio esforça-se para conciliar sua natureza reclusa com a presença da sobrinha. Enquanto isso, Asa precisa se acostumar com uma guardiã que, apesar da idade, frequentemente demonstra um comportamento peculiar, distante do esperado de um adulto.
A direção do anime fica a cargo de Miyuki Oshiro (diretor de episódios de Durarara!!×2 Ketsu, Natsume Yūjin-Chō Go e To Your Eternity) no estúdio Shuka. Kohei Kiyasu (Run with the Wind, My Home Hero) assume a composição e o roteiro da série, enquanto Kenji Hayama (Princess Jellyfish, Tiger & Bunny) desenvolve o design dos personagens e Kensuke Ushio (Chainsaw Man, A Silent Voice, Heavenly Delusion) cuida da composição da trilha sonora.
Anuncio da adaptação para anime de Ikoku Nikki
No dia 3 de maio de 2024, houve o anúncio de lançamento da adaptação de anime de Ikoku Nikki. Foi exibido um teaser, imagem promocional e membros da equipe.
O primeiro vídeo promocional de Ikoku Nikki revelou o elenco principal, equipe de produção e estreia para janeiro de 2026.
Em 3 de setembro de 2025, foi divulgado a primeira arte promocional, o vídeo inicial, detalhes sobre o elenco principal, integrantes adicionais da equipe técnica e anunciou a estreia para janeiro de 2026 nos canais ABC TV, Tokyo MX e BS Asahi.
A adaptação televisiva de “Ikoku Nikki” contará com Miyuki Sawashiro dando voz a Takashiro Makio e Fuko Mori interpretando Tagumi Asa. Esta marca a estreia de Mori como protagonista.
O vídeo promocional traz diálogos das duas personagens principais. Sawashiro empresta sua voz à emotiva e reservada Makio, enquanto Mori oferece uma interpretação única de Asa, uma jovem inocente em meio a circunstâncias delicadas.
A imagem promocional principal captura uma cena do dia a dia que contrasta as vivências de Makio e Asa.
A equipe técnica recém-anunciada reúne profissionais especializados em diversas áreas da produção. Toshie Kawamura ficará responsável pelo design dos personagens secundários, enquanto Miyako Kanō cuidará da construção dos cenários. O figurino estará sob a direção de Kaede Aizawa, e a direção de arte será comandada por Eriko Takahashi. Miho Tanaka assumirá o design de cores da produção, e Tomo Namiki será o diretor de fotografia. A edição ficará a cargo de Kazuhiko Seki, e Takahiro Ōmori ocupará a posição de diretor de som.
Juntamente com esses anúncios, comentários foram feitos pelos membros do elenco Sawashiro e Mori.
Comentário de Sawashiro Miyuki (papel de Takashiro Makio)
Meu nome é Sawashiro Miyuki e darei voz a Takashiro Makio. Concentrei-me em como poderia capturar a essência de Makio da obra original, mesmo através da minha voz… mas me lembro da gravação de “Morning” e “Ikoku Nikki” como se fosse algo que tivesse acontecido na minha própria vida, como se eu tivesse convivido com uma garota do ensino fundamental. Será que consegui pronunciar as palavras de Makio, uma estranha para mim? Será que consegui me erguer em seu deserto? Aguardo em silêncio, cheia de expectativa e ansiedade, o dia em que poderei encontrar todos vocês, de mãos dadas com a arte e a música.
Comentário de Fuko Mori (que interpreta Tomorrow Tagumi)
Falando em termos pessoais, “Ikoku Nikki” foi o primeiro papel em anime que consegui depois de fazer um teste.
A primeira coisa que me veio à mente quando li o mangá original foi: “Quero conhecer a Makio!”.
Estou muito feliz por, ao participar desta obra como Asa, ter conseguido realizar esse desejo, mesmo que indiretamente.
Sou muito grata a todos que me apoiaram, apesar das minhas modestas habilidades.
“Ikoku Nikki” é uma obra que nos faz perceber a dificuldade e o valor de nos importarmos com os outros.
Atuei na esperança de poder transmitir a todos, mesmo que um pouco, o que me comoveu.
Espero que esta obra se torne um oásis para aqueles que têm um deserto no coração. Espero
que gostem do anime “Ikoku Nikki”.
Ikoku Nikki revela mais 4 membros do elenco e artistas da música tema
No dia 5 de novembro de 2025, foram divulgados quatro novos integrantes do elenco e os responsáveis pelas canções-tema da produção. A música de abertura “Sonare” será interpretada pela cantora e compositora TOMOO, enquanto a dupla pop Bialystocks ficará responsável pela canção de encerramento “Kotozute” (que significa Boato).
Os quatro membros adicionais do elenco são Junichi Suwabe como Kasamachi Shingo, amigo de Makio; Sumire Morohoshi como Nara Emiri, amiga de Asa; Eriko Matsui como Daigo Nana, amigo de Makio; e Takashi Kondo como o advogado Tono Kazunari.
Comentários dos quatro membros do elenco e dos dois artistas também foram recebidos.
Comentário de Junichi Suwabe (papel de Shingo Kasamachi)
A obra de Yamashita Tomoko, que retrata com delicadeza os meandros dos corações dos personagens, contém muitas falas que vão te deixar sem fôlego. As emoções de pessoas que vivem vidas comuns do dia a dia não são estilizadas nem distorcidas. Para ser sincero, não há muitas oportunidades de interpretar personagens assim, então é muito gratificante. É um drama de qualidade. Recomendo muito que você assista. Obrigado.
Comentário de Sumire Morohoshi (papel de Emiri Nara)
Adoro a atmosfera tranquila e a nitidez agradável da obra.
Cada palavra dita é vívida e bela, e penetra lentamente no coração.
A atuação do elenco também é maravilhosa, e me emociono constantemente a cada episódio. Após as gravações, sempre me sinto incrivelmente realizada,
como se tivesse contemplado uma paisagem serena ou saboreado uma comida deliciosa . Dediquei-me de corpo e alma ao papel de Emiri, para que ela pudesse existir e viver neste mundo. Espero que todos gostem. Obrigada.
Comentário de Eriko Matsui (papel de Nana Daigo)
Interpretando o papel de Daigo Nana, senti-me muito à vontade, especialmente nas conversas com Makio-san. Foi tudo muito natural, e achei a distância emocional entre os dois maravilhosa. Acredito que esta é uma história em que as “palavras” de vários personagens deixam uma impressão duradoura. Com quais palavras você se identifica e o que você pensa a respeito? Ficaria feliz se as palavras de Nana também te impactassem… então, por favor, não deixe de assistir ao anime “Ikoku Nikki”!
Comentário de Takashi Kondo (papel de Kazunari Tono)
Meu nome é Kondo Takashi e interpretarei o papel de Tono Kazunari. Estou ansioso para trabalhar com vocês. Percebi
o quão difícil seria retratar um homem sério, ou melhor, um homem sério demais, e estava buscando um papel para interpretar enquanto refletia sobre minha habitual frivolidade durante as gravações.
Espero que vocês gostem da imagem de Tono que me esforcei tanto para criar através de tentativas e erros. Meus colegas de elenco também acharam bastante divertido, então, embora eu não chegue a dizer que os aprovaria, não acho que deva me envergonhar disso. Não preciso
recomendar, mas “Ikoku Nikki” é uma obra muito boa e memorável. A versão original, a versão cinematográfica e a versão em anime têm seus próprios méritos, mas espero que vocês gostem da versão em anime neste inverno.
Um novo vídeo promocional e uma nova imagem promocional de Ikoku Nikki com Makio e Asa foram divulgados
A segunda arte promocional e o segundo vídeo do anime “Ikoku Nikki”, adaptado da obra de Tomoko Yamashita, foram revelados ao público no dia 2 de dezembro de 2025. Além disso, confirmou-se que Sayaka Ohara dará voz à personagem Minori. Ela aproveitou e comentou como foi participar deste trabalho. A estreia da série está programada para 4 de janeiro de 2026.
Comentário de Sayaka Ohara (papel de Minori)
Eu realmente queria participar desta produção. Jamais esquecerei a alegria silenciosa que senti no dia em que meu desejo se tornou realidade após passar na audição. Adoro o calor desta produção, que sempre esconde algo doloroso por trás da monotonia do cotidiano, e às vezes choramos e sofremos juntos, e antes que percebamos, estamos sentindo uma queimação profunda. Senti até mesmo uma certa honra ao testemunhar, em tempo real, como as emoções de Makio e Asa foram expressas diante do microfone em falas sinceras. Interpretar Minori foi difícil, mas foi uma sessão de gravação memorável que me ensinou muito. Estou feliz por ter tido a oportunidade de fazer parte desta produção.
Ikoku Nikki na Crunchyroll e Prime Vídeo Japan
Uma exibição antecipada dos episódios 1 e 2 do anime “Ikoku Nikki” foi realizada no Grand Cinema Sunshine Ikebukuro, em Tóquio, no dia 2 de dezembro. Após a exibição, houve também um bate-papo com Sawashiro, Mori e Suwabe.
A venda antecipada de ingressos começou no dia 11 de novembro, às 21h, no site oficial do cinema. Os ingressos foram vendidos por ordem de chegada e as vendas foram encerradas assim que o número planejado de ingressos foi atingido.
O anime estará disponível para streaming ilimitado no Prime Video Japan. Também será lançado em outros serviços de streaming.
Em 16 de dezembro de 2025, a Crunchyroll confirmou a exibição de Ikoku Nikki, cuja estreia está programada para 4 de janeiro de 2026.
Autores apoiando Ikoku Nikki
Alguns mangakás fizeram ilustrações de apoio, Hitomi Takano e Hiroko Natsuno tem obras que discutem o conflito geracional no Japão.
Est Em
Haruka Kawachi
Kinoko Konari
Sakura Sawa
Takano Hitomi
Nova série “Tatsumaki” de Tomoko Yamashita estreia em 2026 junto com anime “Ikoku Nikki”
A nova obra de Tomoko Yamashita, intitulada “Tornado”, terá seu lançamento no site de mangá online OUR FEEL às 12h do dia 4 de janeiro de 2026.
A estreia de “Tatsumaki” ocorrerá simultaneamente ao início da exibição do anime “Ikoku Nikki”, também baseado em obra de Yamashita. A nova série se caracteriza como um drama de suspense com elenco extenso, no qual os personagens são envolvidos por uma sequência de eventos encadeados.
O segundo capítulo está previsto para 8 de janeiro, com publicações especiais programadas para todas as quintas-feiras subsequentes, acompanhando o décimo episódio do anime “Ikoku Nikki”.
Enredo e autor de Ikoku Nikki
O mangá acompanha a história de Makio Kōdai, uma romancista de 35 anos, e sua sobrinha Asa, de 15 anos, que passam a viver juntas sob o mesmo teto. Makio acolheu Asa por impulso após o falecimento dos pais da garota, incluindo a irmã mais velha de Makio.
No dia seguinte, ao recobrar a razão, Makio se lembra de sua dificuldade em conviver com outras pessoas. Assim começa o cotidiano das duas, com Makio tentando se adaptar à presença de uma companheira de moradia, enquanto Asa busca se acostumar com uma adulta que raramente age como tal.
Yamashita, autora de obras como “The Night Beyond the Tricornered Window”, “Don’t Cry Girl” e “Mo’some Sting”, iniciou a serialização do mangá em junho de 2017 na revista Feel Young da editora Shodensha, concluindo-o em junho de 2023.
O décimo primeiro e último volume compilado foi lançado em agosto de 2023. A obra recebeu indicação ao 28º Prêmio Cultural Anual Tezuka Osamu. Além disso, o mangá conquistou a quinta posição na lista feminina da edição de 2024 do “Kono Manga ga Sugoi!”, liderou a 23ª lista anual de “Livro do Ano” para mangás da revista Da Vinci em dezembro, e foi indicado ao 13º Manga Taisho em 2020.
Aproveite e leia um artigo sobre um outro anime , no caso um shonen que também discute o conflito de gerações, mas de forma sútil.
Fontes Consultadas
[1] X
[2] Comic Natalie
[3] Comic Natalie
[4] Comic Natalie
[5] Anime News Network
[6] Anime News Network
[7] Anime News Network
[8] Anime News Network
[9] Comic Natalie
[10] Wikipédia