Pular para o conteúdo

Resumo do primeiro episodio de Kijin Gentoushou

Compartilhar
©中西モトオ/双葉社・「鬼人幻燈抄」製作委員会

O começo de Kijin Gentoushou: A infância de Jinta

Grande parte dos acontecimentos narrados em Kijin Gentoushou está profundamente ligada ao contexto histórico do Japão. A trama tem início no ano 1 (1830), quando Suzune é expulsa de casa por seu pai. Diante disso, Jinta, seu irmão mais velho, decide abandonar o lar para acompanhá-la e protegê-la. Suzune tem um olho de demônio, mas o cobre para não ser visto. Longe de casa, em um casebre abandonado, Jinta e Suzune se abrigam da chuva e do frio. No entanto, a vida dos dois muda quando são acolhidos por um andarilho que vive na aldeia de Kodono.

©中西モトオ/双葉社・「鬼人幻燈抄」製作委員会

Na história de Kijin Gentoushou, essa aldeia desempenha um papel crucial. Ela é habitada por habilidosos artífices, encarregados de forjar katanas destinadas ao combate contra os temidos demônios (onis). Entre seus moradores destaca-se o samurai Motoharu, pai de Shirayuki, que se torna um dos personagens centrais da narrativa. Jinta e sua irmã passam a morar com eles. O brilho da espada de Motohara fascina Jinta, entretanto ele adverte Jinta que não é um samurai mais um sentinela da aldeia.

Jinta, Shirayuki e Suzune compartilham momentos de infância, e somos apresentados a Chitose, amiga próxima dos irmãos. Eles vão tomar banho de rio, e Chitose pula com Suzune no rio. Este momento sempre fará parte das recordações de Jinta.

Em 1833, Jinta começa a aprender a lutar com espadas de madeira através das aulas de Motoharu. Durante essas aulas, Jinta não apenas aprimora suas habilidades físicas, mas também desenvolve um profundo entendimento da disciplina, respeito e estratégia que envolvem a luta. Pressume-se que as sessões eram repletas de exercícios rigorosos, onde Jinta aprendeu a importância da concentração e da perseverança, enquanto a figura de Motoharu se torna uma inspiração constante em sua jornada de autodescoberta. O respeito por Motoharu acabou imbuindo em Jinta um código de honra.

©中西モトオ/双葉社・「鬼人幻燈抄」製作委員会

Adolescência de Jinta

A liderança espiritual da aldeia está nas mãos de Itsukihime, sacerdotisa da deusa do Fogo, cuja presença é de grande importância para a história. Somente o chefe da vila e o Guardião da sacerdotisa têm o privilégio de vê-la no templo sagrado.

Se passam 3 anos , agora Jinta é um jovem e torna-se caçador de demônios, protegendo a vila. De acordo com Motoharu, o objetivo dos demônios é conquistar o coração da sacerdotisa e obter imortalidade, conflito recorrente em Kijin Gentoushou. Neste momento, sabemos que a mãe de Shirayuki foi devorada por um demônio enquanto tentava salvar a vida do pai dela. Durante esse tempo, Shirayuki assumiu a posição de sacerdotisa e Jinta havia prometido se tornar o guardião que sempre estaria ao seu lado. A katana Yarai também pode ser alvo dos interesses de demônios. Quem ocupa também a função de guardião da sacerdotisa é Kiyomasa, um outro aldeão.

Os relacionamentos entre os personagens ganham peso dramático. O casamento arranjado de Shirayuki com Kiyomasa gera conflitos emocionais, algo que Kijin Gentoushou retrata com intensidade. Kiyomasa estava a posição almejada por Jinta. E após um a reunião particular com Motoharu, posivelmente foi decidido que ela deveria se casar co Kiyomasa. Entre batalhas contra onis e dilemas pessoais, a história se aprofunda em temas de honra, amor e sacrifício. 

©中西モトオ/双葉社・「鬼人幻燈抄」製作委員会

Um dia, Shirayuki faz uma visita à Jinta, toma um café da manhã com Suzune que surpreendentemente ainda é uma criança, almoça no restaurante de espetos onde trabalha Chitose que agora está adulta. Ela entrega para Jinta um prato de isobe mochi, o prato favorito de Jinta. No fim da tarde, na beira do rio, Shirayuki revela que vai se casar com Kiyomasa, o casamento é arranjado.

A família de Kiyomasa tem uma certa reputação na aldeia e isso pode dar uma certa legitimidade para que Shirayuki continue exercendo a função de Itsukihime.  A forma como Motoharu mexe as peças nos bastidores da trama de Kijin Gentoushou o torna um personagem ambiguo pois é evidente a relação afetiva entre Jinta e Shirayuki.

Uma reviravolta em Kijin Gentoushou

Dois demônios são avistados na floresta próxima à aldeia. Kiyomasa ao fim da reunião, vai tomar satisfação com Jinta a respeito da situação envolvendo o casamento arranjado, Jinta concorda com isso. Durante a conversa de Jinta e Shirayuki, foi discutido o código de ética Samurai de Jinta.

A tensão aumenta quando uma mulher-demônio surge e expõe verdades dolorosas para Suzune, fazendo-a questionar a própria humanidade. A partir desse momento, a história assume um tom mais sombrio, mostrando Suzune cada vez mais próxima de sua natureza demoníaca. As lutas se intensificam e Jinta enfrenta inimigos poderosos, em cenas marcantes da trama de Kijin Gentoushou.

Uma noite, uma mulher-demônio se encontra com Suzune. Enquanto isso, Jinta se encontra com o outro demônio que estava na floresta. Ele informa a Jinta que sua companheira está na aldeia. Jinta inicia a luta e consegue arrancar um braço do demônio. O demônio pergunta para Jinta o que o motiva a ser um samurai. Na aldeia, a mulher demônio fala para Suzune que são iguais, pois ela é uma criança que não envelhece como as outras. Mas Suzune diz que é humana, a mulher demônio diz que é o irmão dela que faz ela querer ser humana. A proteção de Jinta serviu apenas para ocultar da própria Suzune sua natureza demoníaca. 

A mulher-demônio convida Suzune para sair da casa, mas Suzune se nega. Entretanto, a mulher-demônio toca na testa de Suzune e assim tem uma visão do futuro. Ela vê Shirayuki se despir na frente de Kiyomasa e tenta beijar seu rosto. Isso deixa Suzune enojada. Ela fala para Suzune que pode ver o futuro e mostra para  os outros alguns breves segundos. Infelizmente, Suzune não sabe que há um casamento arranjado por Shirayuki e Kiyomasa. Suzune está revoltada, pois acreditava que Shirayuki amava Jinta. Logo, algo perverso está sendo feito com os sentimentos de Jinta por Shirayuki.

Com a mulher-demônio, Suzune entra no templo e encontra Shirayuki nua na frente de Kiyomasa. Suzune faz um pedido de explicações. Então, Shirayuki confronta Suzune, o motivo para Suzune não envelhecer era porque ela queria que Jinta sempre a tratasse como uma criança. Ao se recusar a envelhecer, ela também estava brincando com os sentimentos de Jinta.

O ápice da tragédia chega quando Suzune mata Shirayuki diante de Jinta. Esse momento é um dos mais impactantes de Kijin Gentoushou, pois marca a ruptura definitiva entre o amor, a família e a esperança. O choque de Jinta o leva a despertar um poder demoníaco em seu próprio corpo, refletindo o peso do ódio e da perda.

Kiyomasa tenta defender Shirayuki, mas a mulher-demônio o imobiliza e eleva ela para longe. Jinta chega no templo. Shirayuki corre para ele. Eles se abraçam, mas um jato de sangue atinge o rosto de Jinta. Suzune decepa a cabeça de Shirayuki. E, segurando-a pelos cabelos, ela se regozija. Isto deixa Jinta estarrecido.

Então, ele avança para Suzune com sua katana, em sua mente ele vê os momentos de sua infância com Shirayuki em que ela lhe havia dito que se tornaria uma Itsukihime, ele tenta cortar o corpo de Suzune com a sua katana, mas a névoa negra ao redor   de seu corpo dificulta os ataques de Jinta. 

Surpresa com os ataques de Jinta, Suzune pergunta se ele está bem, mas ela está diferente para ele. Ele apenas vê uma mulher demoníaca loira, mas não consegue reconhecer que ela é sua irmã. Ele perguntou se ela é Suzune. Então ela confirma. Jinta perguntou para Suzune porque ela matou Shirayuki? 

O Desfecho

JInta e sua irmã começam a lutar, mas Suzune é salva pela mulher-demônio, ela consegue escapar. E vai embora prometendo que um dia voltará a se encontrar com Jinta.

A aldeia entra em colapso, e as revelações sobre Suzune se tornam insuportáveis. Kijin Gentoushou conduz o espectador por uma espiral de dor, onde os laços entre irmãos são postos à prova e a ética samurai de Jinta é questionada a cada instante.

No desfecho, após a devastação, Jinta recebe a katana Yarai de Motoharu. Com a morte de Shirayuki, a linhagem Itsukihimne chegou ao fim, a melhor opção é dar a katana para Jinta. Motoharu pede perdão para Jinta, pois foi dela a ideia de que Shirayuki se casasse com Kiyomasa, pois ele nutria interesse por ela, Motoharu sabia que Jinta amava Shirayuki e não teve coragem de ajudá-la a desafiar as tradições da aldeia.

O episódio encerra com Jinta partindo, carregando o fardo de suas perdas e a promessa de enfrentar um Deus Demônio no futuro. Assim, Kijin Gentoushou fecha seu primeiro arco com uma mistura de tragédia e esperança. É uma produção do Yokohama Animation Laboratory, um estúdio relevante e em ascenção, de Hametsu no Oukoku, Majo to Yajuu e The New Gate.

Chitose, em sua despedida, pede para Jinta não ir embora, mas ele diz que voltará um dia para comer novamente o prato que ela prepara. Com essa cena, termina o primeiro episódio de Kijin Gentoushou, deixando claro que esta história é apenas o início da longa jornada.

©中西モトオ/双葉社・「鬼人幻燈抄」製作委員会

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Kijin Gentoushou