Jardim dos Animes

From Country Bumpkin to Master Swordsman: o recomeço para Beryl Gardinant e o que esperar de uma segunda temporada

Compartilhar

“From Country Bumpkin to Master Swordsman” é um anime centrado em Beryl Gardinant, um professor de meia-idade e sem rumo. Ele dedicou anos a treinar os maiores cavaleiros do reino, permanecendo alheio ao seu próprio potencial latente inexplorado. Sua premissa é intrigante e centralizada em seu papel como mentor.

Beryl, embora sonhasse com aventuras heroicas, jamais deixou sua aldeia. Em vez disso, dedicou-se ao estudo da espada, transmitindo seu vasto conhecimento a crianças e órfãos em seu dojo. Assim, ele encontrou um propósito em ensinar, moldando futuras gerações de guerreiros com sua expertise singular.

O segredo é que Beryl, que se via como um espadachim mediano, na verdade se fortalece ao ensinar, sendo um mestre excepcional. Décadas de instrução transformaram seus alunos em figuras renomadas. Todos atribuem seu sucesso ao misterioso e agora lendário “Espadachim das Águas Remotas”, sem que Beryl perceba sua verdadeira grandeza.

É uma adaptação para anime da light novel Katainaka no​ Ossan, Kensei ni Naru: Tada no Inaka no Kenjutsu Shihan Datta noni, Taisei Shita Deshitachi ga Ore o Hōttekurenai Ken escrita por Shigeru Sagazaki e ilustrada por Tetsuhiro Nabeshima feita pelos estúdios Passione e Hayabusa Film responsaveis pelos animes Spice and Wolf: Merchant Meets the Wise Wolf  lançado na primavera de 2024 e  Chained Soldier que tem a segunda temporada prevista para o inverno de 2026.

Allucia, uma reviravolta em From Country Bumpkin to Master Swordsman

©Shigeru Sagazaki,Tetsuhiro Nabeshima/SQUARE ENIX, From Old Country Bumpkin to Master Swordsman Project

Beryl estava vivendo a sua vida comoda de intrutor de esgrima em uma escola do interior, quando de foram surprendeende recebe a visita de uma ex-aluna chamada Allucia Citrus. Ela é a lider dos cavaleiros da Ordem da Liberdade, do Reino de Liberis a qual a vila onde vive Beryl pertence.

Beryl recebe de Allucia uma carta que solicita que ele passa a ser instrutor da Ordem da Liberdade e a recusa é crime de traição à pátria. Para os pais de Beryl sair da vila seria uma boa opotunidade para que ele inicie a constituição de sua propria família.

No decorrer da historia é visto que a admiração de Allucia por Beryl esconde um interesse romantico. Entretanto, Beryl é uma pessoa extremamente profissional e não consegue aceitar ter uma relação romantica com uma ex-aluna.

Em seguida, aparecem outras ex-alunas que, agora adultas e com suas vidas já consolidadas, são apresentadas como mulheres que seguiram seus próprios caminhos.

Conheça as heroínas que trilharam o caminho da espada e da magia ao lado de Beryl:

©Shigeru Sagazaki,Tetsuhiro Nabeshima/SQUARE ENIX, From Old Country Bumpkin to Master Swordsman Project

Críticas à Adaptação do Anime de From Country Bumpkin to Master Swordsman

©Shigeru Sagazaki,Tetsuhiro Nabeshima/SQUARE ENIX, From Old Country Bumpkin to Master Swordsman Project

O mangá de From Country Bumpkin to Master Swordsman é elogiado por sua coreografia de luta excepcional e execução de linhas de movimento, superando a adaptação em qualidade visual. Ele retrata as batalhas de forma muito superior, capturando a essência e intensidade que o anime, inclusive na luta contra Zeno, falhou em reproduzir.

A adaptação do anime simplificou diálogos, omitiu pensamentos e cortou sequências de luta complexas. O protagonista, Beryl, parece mais fraco no anime, que acelerou a história, pulou conteúdo significativo e alterou a ordem de eventos. Isso acaba gerando uma frustação de quem acompanhou o mangá ou a light novel.

Beryl pode ser destacado como um dos melhores personagens maduros e humildes, sendo um homem de meia-idade que conquistou sua habilidade com trabalho duro, um contraste bem-vindo em relação a protagonistas jovens e superpoderosos comuns no gênero. Em alguns momentos o anime lembra My Daughter Left the Nest and Returned an S-Rank Adventurer.

Entretanto, para quem leu o mangá From Country Bumpkin to Master Swordsman é uma adaptação decepcionante, falhando em capturar a essência do material impresso. Cenas cruciais que mostravam a verdadeira força e confiança de Beryl foram cortadas, tornando-o hesitante. A ausência de simbolismo visual empobreceu a narrativa original.

A Animação/CGI de From Country Bumpkin to Master Swordsman

©Shigeru Sagazaki,Tetsuhiro Nabeshima/SQUARE ENIX, From Old Country Bumpkin to Master Swordsman Project

From Country Bumpkin to Master Swordsman impressionou espectadores com seu CGI de qualidade superior e coreografia realista. A representação técnica da esgrima, com golpes de fio e transições fluidas, recebeu elogios, sugerindo um consultor especializado. O duelo Beryl vs. Allucia destacou o 3DCGI bem aplicado e a astúcia de uma vitória não convencional, servindo ao desenvolvimento da personagem.

Relatos históricos revelam a brutalidade do combate medieval. Cavaleiros morriam de infecções por tentar desarmar, e escaramuçadores esfaqueavam pontos vulneráveis, sem honra. A honra cortesã era restrita à nobreza e seus senhores, não se aplicando a camponeses. Batalhas eram cruas, distantes de ideais românticos.

Em uma luta real, tudo é arma. Mãos e pés podem desequilibrar um oponente, mas não devem ser usados para aparar ataques diretos, a fim de evitar lesões. A chave é a imprevisibilidade. Utilizar táticas diversas, inclusive “trapaças”, é fundamental para garantir a vitória e explorar aberturas eficazes.

Entretanto, o episódio 10 apresentou uma queda na qualidade do CGI em algumas cenas, especialmente no duelo de Gatoga Lazorne. E o estilo de CGI e a coreografia dixaram a desejar. As muitas cenas de ação devem ter sobrecarregado a equipe de animadores. Certamente, os movimentos robóticos de alguns personagens em algumas cenas de duelo não seriam percepiticeis em uma animação 2D tradicional.

From Country Bumpkin to Master Swordsman volume 4: Beryl Gardinant lecionando na Academia de Magia

©Shigeru Sagazaki,Tetsuhiro Nabeshima/SQUARE ENIX

Beryl Gardenant, um espadachim renomado, conquistou a confiança real por sua destreza. Sua reputação cresce. Agora, as magas Lucy e Vissel propõem que ele lecione na Academia de Magia. Apesar de sua perplexidade, Beryl aceita o desafio inusitado, que o tira de sua zona de conforto.

A intenção por trás do convite é que Beryl auxilie Vissel, que será o instrutor principal do recém-criado Departamento de Magia da Espada. Este novo departamento promete integrar esgrima e feitiçaria. Assim, o mestre espadachim inesperadamente se vê colaborando em um campo que ele pouco domina.

Como será a dinâmica entre o novato Vissel e o experiente, porém desorientado, Beryl nesta inédita aula? A quarta parte da aclamada série chega, prometendo que a lendária espada do velho Beryl ressoará poderosamente no fascinante mundo da magia, desafiando todas as expectativas.

Resta saber quais pontos serão aproveitados pelos roteiristas para uma nova temporada de From Country Bumpkin to Master Swordsman da light novel e da adaptação em mangá. O ferreiro que forjou a nova espada da Beryl no mangá costuma apertar as mãos para “medir” a força das pessoas, e quando ele faz isso com Beryl, é realmente impressionante. Infelizmente, essa cena foi completamente removida no anime.

Onde ler From Country Bumpkin to Master Swordsman light novel

Atualmente, a light novel From Country Bumpkin to Master Swordsman é publicada no Japão pela Square Enix  sob o selo SQEX Novel  que já lançou 9 volumes físicos e digitais.

A versão em mangá ilustrada por Kazuki Satō é distribuída em inglês pela Yen Press. Os leitores que desejam acompanhar a série podem encontrar os volumes em plataformas como BookWalkerAmazon Kindle e Kobo.

A serie “From Country Bumpkin to Master Swordsman”  está disponível para streaming na  Prime Video.

Confira a lista de animes que foram adaptados de light novels na temporada de outubro de 2025.

Sair da versão mobile